Metodologia de aprendizado didático

Os conteúdos dos cursos do Mestre da Enfermagem foram elaborados para ser estudado na modalidade de educação a distância, com a previsão de que os estudos evoluam linearmente, do primeiro para o último tema apresentado. As ferramentas disponíveis na Plataforma Jornada permitem gerenciar esse processo, automaticamente.

Os materiais de estudos se apresentam na forma de textos e complementados com materiais de apoio, que valorizam também a linguagem dialógica.

Além disso, recursos audiovisuais, também são empregados em ilustrações e animações, tornando o conteúdo interativo.

O equilíbrio entre os textos, recursos audiovisuais, animações, locuções e ilustrações, compõe um ritmo de estudo prazeroso, priorizando o descanso das funções cognitivas, a cada bloco de aprendizagem.

Sistema de avaliação

O aproveitamento do estudante será avaliado em processo nos seguintes momentos:

  • Após cada Unidade de Estudo, quando o aluno fará um exercício demandando 100% (cem por cento) de acerto das questões propostas. Ao conjunto de todos os exercícios de um Núcleo Temático será atribuída a nota 10 (dez).
  • Ao concluir o estudo do Núcleo Temático, quando o participante fará uma avaliação on-line, abrangendo todo o conteúdo do Núcleo, que poderá ser realizada duas vezes, sendo aproveitada a maior nota obtida, de zero a dez.

Requisitos tecnológicos e de Comunicação

A Plataforma Jornada é uma moderna e poderosa ferramenta de ensino a distância. Nela, o conteúdo dos cursos está organizado em Núcleos Temáticos e em Unidades de Estudo, consistindo texto, hipertexto, vídeo, locução, desenhos, animações, fotos, gravuras, gráficos, etc. As avaliações e a comunicação aluno-monitor também são realizadas através da Plataforma.

O IbacBrasil tem sua tecnologia e inovação reconhecidas pelo MEC em seu guia de tecnologias educacionais, além de ser uma empresa mantenedora da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Para o fornecimento de produtos e serviços, a empresa está cadastrada no Sistema de Cadastro Unificado para Fornecedores do Governo Federal (SICAF), sendo assim, completamente apta a fornecer um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) baseado em recursos midiáticos e em tecnologias de informação e educação.